A Ética Como Pressuposto da Gestão do Erário Público e da Equa- Distribuição de Bens. Por: David Koj.

A Ética Como Pressuposto da Gestão do Erário Público e da Equa- Distribuição de Bens. Por: David Koj.

Este trabalho, visa tratar de uma forma breve sobre ética como pressuposto da gestão do erário público e da equa- distribuição de bens. Existe a nível da academia o grande dilema acerca do modo de fazer com que o sector público funcione da melhor, bem como sobre a boa governação nos países em vias de desenvolvimento.

 Com muito poder advém muita responsabilidade, mas qual é a dimensão e a forma de intervenção ética necessária para a regulação governamental, e para o desenvolvimento económico, responsabilidade política, erradicação da pobreza, preservação do erário Público?

Será que essa pergunta prende-se a implementação efectiva da ética na gestão do erário público?

 Bem, esta pesquisa ajudará a compreender melhor as responsabilidades do sector público e o modo como os seus funcionários deverão interagir com o cidadão e com a sociedade civil.

Além disso, a ética e os princípios éticos são ferramentas indispensáveis para ajudar as pessoas a tomarem melhores decisões, e ajudá -las a avaliarem as decisões dos outros.

Grande parte deste debate tem- se centrado na “boa governação”, de modo geral. A ética também tem integrado este debate, particularmente, o debate sobre a ética profissional dos funcionários públicos no acto da gestão da coisa pública.

Eis o artigo na íntegra:

Deixe uma resposta