You are currently viewing Jogos olímpicos, olimpismo e a sua importância no desporto

Jogos olímpicos, olimpismo e a sua importância no desporto

JuLaw Tv

O canal YouTube, JuLaw TV, apresenta o seu mais recente conteúdo sobre o Direito do Desporto.

O desporto é um dos fenómenos mais presentes nas actuais sociedades, numa constante que perdura há décadas, pleno de irradicações pessoais, sociais, políticas e económicas.

O desporto exige, pois, uma leitura jurídica muito própria, complexa e multifacetada.

Com efeito, a organização da prática desportiva, seja de natureza profissional, de alto rendimento ou regular, vê-se enquadrada por normas de diferente natureza, provindo dos poderes públicos, mas também das organizações desportivas que regulamentam e disciplinam as diversas modalidades.

Por outro lado, esta realidade projeta-se no plano nacional (Estado e federações desportivas nacionais) e no plano internacional (por exemplo, federações desportivas internacionais).

É perante esta multiplicidade de sujeitos desportivos – praticantes, treinadores, dirigentes, clubes desportivos, sociedades desportivas, ligas profissionais, federações desportivas, etc. – e um vasto universo de segmentos do Direito, que surge a presente mesa redonda virtual Direito do Desporto, proporcionando conhecimentos de acordo com a ampla latitude do tema.

E, se as normas que integram o Direito do Desporto, e outras que se projetam nas relações entre o Desporto e o Direito, têm que ser estudadas em face dos interesses económicos do desporto moderno – desde logo o de natureza profissional –, a JuLaw TV não podia ser alheia ao segmento dos direitos fundamentais ou às responsabilidades derivadas da prática desportiva.

No seu programa de estreia, a nova rubrica da JuLaw TV tem como tema “Jogos Olímpicos, Olimpismo e a Importância do Direito do Desporto”.

Sob a Moderação de Gustavo Souza, o programa conta com a presença de experts na matéria:

Luís Marcondes – Presidente do Instituto Ibero-americano de Direito do Desporto (Brasil)

Alexandre Miguel Mestre – Advogado e Docente Universitário (Portugal)

Félix Dalelane – Gestor, Treinador e Ex-Atleta de Basquetebol (Moçambique)

Mário Freud – Advogado, Mestre e Docente em Direito Empresarial (Angola)

Você é o nosso Convidado e o seu lugar está bem reservado na primeira fila.

Assista ao vivo pelo YouTube: https://youtu.be/1AE0x12qHdk

Assista ao vivo pelo Facebook: https://www.facebook.com/104182684599611/posts/369620168055860/

Sobre o Morador:

Gustavo Lopes Pires de Souza, de nacionalidade brasileira, é Professor, palestrante, Mestre em Direito do Desporto, com MBA em Consultoria e Gestão Empresarial; Especialista em Gestão de Marketing Digital; autor de livros e artigos dentro e fora do Brasil.

Deixe um comentário