“O Advogado do Diabo”: Filme para Reflectir.

“O Advogado do Diabo”: Filme para Reflectir.

Kevin Lomax (Keanu Reaves) é um jovem advogado que tem a fama de nunca perder os casos de seus clientes. Ele mora em Gainsville, no estado da Flórida, EUA, com sua bela esposa Mary Ann (Charlize Theron).

Por sua actuação sempre favorável aos interesses de seus Clientes, o advogado chama a atenção do proprietário de um dos maiores escritórios de advocacia de New York, John Milton (Al Pacino), após defender com sucesso, em um tribunal, um professor acusado de assédio sexual a suas alunas.

Milton oferece um emprego em seu escritório a Kevin, que aceita, atraído pelas perspectivas financeiras e de melhoria de sua posição social.

O jovem advogado vai para New York com a sua esposa e seu primeiro trabalho é defender um homem acusado de matar animais, o qual é inocentado. O segundo cliente, acusado de matar sua esposa, enteado e empregada, também se livra da prisão.

Entretanto, a vida do casal Kevin-Mary Ann é péssima. Ela reclama de falta de atenção do marido, que passa muito tempo no trabalho. Kevin segue em sua nova vida, atraído pelo status e poder de seu novo cargo e sendo tentado a trair sua esposa por uma atraente colega de trabalho. Algo inusitado ocorre com Mary Ann: ela passa a ter visões demoníacas, é internada em uma instituição para doentes mentais e termina tirando sua própria vida.

O filme avança e o jovem advogado, muito abalado pela trágica morte da esposa, descobre que John Milton é seu pai, realidade confirmada por sua própria mãe. Mas Kevin também descobre que seu empregador é ninguém menos do que … o diabo, em carne e osso.

Ao lado dessas duas revelações, Kevin é informado por Milton de que a mulher que o atrai no escritório é, na realidade, sua irmã. E propõe que Kevin tenha um filho com sua própria irmã, o qual possa herdar o império construído por ele, Milton. Não suportando sua nova realidade e não querendo se submeter à vontade do diabo, Kevin tira sua própria vida.

Neste ponto do filme, o tempo volta atrás, ao momento em que Kevin está quase ganhando seu último processo, em Gainsville, Flórida. Aqui, percebe-se que tudo não passou de uma espécie de alucinação de Kevin. O advogado abdica do caso, não inocentando o professor que defendia e que era, de fato, culpado pelo assédio às alunas.

Tendo desistido de um falso brilhante futuro, estaria o jovem advogado realmente livre de novas tentações? Estaria ele, de facto, imune ao diabo e a outras provocações por virem? Deixa-se aos leitores o desafio dessa conclusão, com base no filme.

Este é um filme de 1997 sobre um advogado que precisa enfrentar grandes tentações em sua vida profissional, travestidas de sucessos.

Incita advogados a reflectirem sobre “demónios” que podem persegui-los. “Demónios” externos?

As evidências indicam que o grande perigo reside nas mentes e corações dos profissionais do Direito e em suas fraquezas, como seres humanos.

Gostou? Compartilhe com os seus contactos e aproveite assistir o filme que está disponível de forma gratuita na internet.

Por: André Manzur

Deixe uma resposta